5 Dicas para Liderar Pessoas em Busca da ExcelĂŞncia

Se você pesquisar a missão e a visão de algumas empresas, certamente vai encontrar, em muitas delas, uma palavra sendo muito utilizada. Trata-se do termo "excelência", um dos conceitos mais importantes do mundo corporativo. No entanto, para muitos, a "excelência" ainda é um termo abstrato, significando apenas um objetivo a ser alcançado.

Muito mais que um resultado, a excelência é um modo de desenvolver qualquer atividade. Em última análise, a excelência não é um lugar onde se chega, mas uma estrada por onde devemos caminhar para atingir os resultados que desejamos.

Se você reconhece a importância da busca pela excelência como meio de alcançar bons resultados, esse post traz uma lista de 5 dicas que todo líder deveria tratar como prioridade no relacionamento com sua equipe. Leia, reflita e faça uso delas no seu dia. Confira!

1. Demonstre Ă©tica e preze pela transparĂŞncia

Procure ser o mais claro possível a respeito daquilo que você espera da equipe e mantenha uma gestão próxima das pessoas, dando o exemplo daquilo que você pede aos seus liderados. Quando estiver errado, não demore a reconhecer seu erro e busque maneiras de repará-lo. As pessoas valorizam a ética e a transparência nos relacionamentos.

2. Incentive a colaboração

Promover um ambiente sadio e de colaboração é um ótimo passo para a promoção de uma cultura da excelência entre os membros da sua equipe. Cada pessoa tem características e habilidades diferentes, que podem ser utilizadas de forma complementar, na execução de uma atividade. Seu papel enquanto líder é conhecer bem as características e habilidades do seu time e dar, a cada um, o desafio compatível com o que podem realizar melhor, apontando, claro, as ações que devem ser executadas em colaboração com outros. Dessa forma,  alcançar os objetivos se torna mais fácil.

3. Mantenha comunicação aberta

Esteja sempre pronto a ouvir. E ouvir aqui não é apenas um mero escutar para cumprir tabela, mas a tão importante escuta ativa. Preste atenção ao que seu colaborador está dizendo, pois daí podem surgir insights importantes. Além disso, uma comunicação aberta é primordial para:

  • engajar a equipe nos propĂłsitos da empresa;
  • conquistar a confiança da sua equipe;
  • dar clareza sobre o que deve ser realizado e sobre o papel de cada um para alcançar os objetivos;
  • permitir um clima sadio de colaboração.

4. Valorize a inovação

Num mercado cada vez mais competitivo e veloz nas mudanças, quem inova sai na frente. Por isso, cabe ao líder que deseja caminhar na estrada da excelência não só incentivar a inovação, mas valorizar as iniciativas inovadoras de cada membro do time. Promova um ambiente criativo, dando liberdade para desconstruir ideias, ousar, pensar e propor soluções novas. Muito mais do que inventar algo novo, inovação significa ser capaz de encontrar novas maneiras de utilizar algo que já existe, apoiando-se em tecnologia e nas necessidades dos usuários.

5. Estimule a melhoria contínua e preze pela execução

Como dito no início, excelência não é um destino, mas uma estrada. Muito mais do que um objetivo é uma cultura, um modo de enxergar a rotina, o trabalho, as tarefas. Chegam mais longe aqueles que nunca estão satisfeitos e que sabem que podem caminhar mais um pouco. No seu dia a dia, uma das maneiras de estimular a melhoria contínua é promovendo um ambiente de aprendizagem permanente, no qual um aprende com os outros. Incentive seus liderados a desenvolver novas habilidades profissionais e pessoais e estimule-os a colocar os novos conhecimentos em prática.

A  excelência está diretamente relacionada à execução das atividades e, por isso, aprender, conhecer, dominar o que precisa ser realizado é tão importante.

E falando em Excelência, nossos cursos podem ajudá-lo nesse caminho: o curso "Excelência no Atendimento ao Cliente", tem como objetivo transformar a maneira como a sua equipe entende o cliente e, consequentemente, atua para alavancar os seus resultados; o curso Princípios de Liderança, prepara os líderes para uma liderança com foco na excelência e o curso Excelência em vendas, prepara sua equipe para uma execução perfeita dos principais passos da venda. Para mais informações, basta falar com a gente.


Será que existe ciência por trás da gamificação?

Métodos interativos de treinamento têm provado, muitas vezes, ser ferramentas poderosas de treinamento corporativo. Focadas na interatividade, as ferramentas de gamificação podem ajudar a impulsionar o engajamento e auxiliar no desenvolvimento das habilidades dos colaboradores.

Cientistas do mundo todo concordam: treinamentos interativos são o futuro da educação. Mas será que existe base científica para isso? Neste post, vamos trocar ideias sobre esse assunto e discutir a ciência por trás da "gamificação"!

Combinando aprendizagem conceitual com a gamificação

Existem dois modelos de aprendizagem primários usados ​​no e-learning, e ambos têm o seu lugar. É bem provável que você esteja mais acostumado com o modelo de aprendizado conceitual.

Nesse modelo, os colaboradores recebem conteúdos educacionais teóricos em sala de aula ou num ambiente on-line e, em seguida, precisam realizar algum tipo de “tarefa” ou exercício que os ajudará a internalizar essas informações.

Um exemplo disso seria um curso de e-learning que detalha as políticas da empresa sobre assédio sexual e conduta imprópria de funcionários e, em seguida, oferece-se a um funcionário um cenário real, em que ele deve marcar as respostas adequadas num tipo de questionário virtual.

A aprendizagem conceitual é um método tradicional e poderoso de ensino, mas é ainda mais eficaz quando combinado com a gamificação.

A gamificação utiliza as características encontradas em jogos como pontos, tabelas de classificação e recompensas para ajudar os alunos a entender conceitos num treinamento. A metodologia foi projetada especificamente para trabalhar com os sistemas de recompensa de nosso cérebro. Quando concluímos uma tarefa e somos recompensados nos sentimos bem e isso nos torna mais propensos a nos envolver com o conteúdo proposto.

Para compreender como isso funciona na prática, considere um treinamento e-learning destinado a um novo colaborador, que inclui um "mini-game" para ajudá-lo a entender onde os produtos de varejo devem ser dispostos nas gôndolas da loja.

Em vez de simplesmente apresentar ao funcionário um diagrama seco e chato, o treinamento e-learning inclui um jogo interativo em que os participantes devem combinar corretamente os produtos específicos com a posição correta nas prateleiras.
Como o funcionário está ativamente envolvido com o material de origem e está aproveitando o processo de jogar um jogo, sua mente é mais estimulada, e é mais provável que ele se lembre do que aprendeu.

A maioria das pesquisas atuais indica que a interatividade pode ajudar a promover a aprendizagem de todos os tipos de pessoas em praticamente qualquer ambiente, de crianças em idade escolar a adultos colaboradores de uma empresa.

Na Miolo temos profissionais especialistas capazes de desenvolver treinamentos divertidos, envolventes e gamificados, que podem ser usados por empresas que desejem melhorar seus resultados.

Entre em pelo e-mail contato@miolobiro.com.br! GostarĂ­amos de continuar esta discussĂŁo e falar sobre como nossos cursos exclusivos e personalizados podem ajudar sua empresa a melhorar o engajamento nos treinamentos.