2 - 3 minutes read5 efeitos do storytelling na aprendizagem

Reader Mode

Storytelling é uma das palavras do momento. Basicamente, trata-se do ato de contar histórias criativamente para promover uma ideia ou conceitos de maneira a cativar a audiência. Por essa razão, este conceito tem conquistado um espaço cada vez maior como ferramenta de comunicação e educação no ambiente corporativo. A explicação para o sucesso dessa técnica vem da ciência. Segundo estudos, o storytelling (aqui tem uma boa definição) funciona porque está diretamente relacionado ao funcionamento do cérebro. Entenda por que é importante aplicar o storytelling na aprendizagem.

1. Estimulação do córtex cerebral

São duas as áreas cerebrais ativadas diretamente no processo de ouvir uma história: a área relativa à compreensão da linguagem e a relativa à sua expressão. No entanto, ao ouvirmos uma história, outras áreas do cérebro também são estimuladas, como as áreas sensoriais e motoras. Todo esse envolvimento cerebral facilita ainda mais a aprendizagem e a memorização.

2. Acoplamento neural

É a interação de várias áreas do cérebro ao mesmo tempo que nos ajuda a fazer um verdadeiro mergulho nas histórias. Isso torna possível imaginarmos a cena contada e nos sentirmos no ambiente criado, como se fôssemos um dos personagens. Todo esse acoplamento neural acontece porque várias substâncias químicas importantes são liberadas no nosso corpo. Assim, as conexões que fazemos com a história ficam cada vez mais vivas, levando a uma identificação com nossas ideias e experiências.

3. Liberação de dopamina

Dopamina é uma das substâncias químicas liberadas pelo nosso organismo ao ouvirmos uma história. Ela está envolvida no controle do humor, das emoções, dos movimentos, da aprendizagem e da memória. A liberação da Dopamina durante a contamento de histórias (storytelling) resulta em uma maior aproximação com o tema. Isso contribui para um maior envolvimento emocional e, consequentemente, em maior memorização.

4. Espelhamento

A pessoa que ouve uma história bem contada reflete com mais propriedade sobre ela. Isso ajuda a memorizar detalhes com mais facilidade e leva a um aprendizado mais ativo e eficiente. Além disso, ao ouvir uma história, utilizamos, muitas vezes, a nossa própria experiência como parâmetro, o que gera mais empatia e maior vínculo com o narrador.  

5. Colaboração

Ao aproximar as pessoas das histórias e criar vínculos emocionais com os temas e com o contador da história, o storytelling favorece a abertura para ações colaborativas entre as pessoas. Isso promove a troca de ideias e o compartilhamento de informações.

A Miolo acredita que storytelling é uma ferramenta eficaz de aprendizagem e, por isso, desenvolve narrativas estimulantes para cativar e envolver o público. Acesse o nosso site e conheça o nosso portfólio e outras soluções que você pode usar para desenvolver sua equipe.

Privacy Preference Center

Skip to content