2 - 3 minutes readSerá que existe ciência por trás da gamificação?

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Métodos interativos de treinamento têm provado, muitas vezes, ser ferramentas poderosas de treinamento corporativo. Focadas na interatividade, as ferramentas de gamificação podem ajudar a impulsionar o engajamento e auxiliar no desenvolvimento das habilidades dos colaboradores.

Cientistas do mundo todo concordam: treinamentos interativos sĂŁo o futuro da educação. Mas será que existe base cientĂ­fica para isso? Neste post, vamos trocar ideias sobre esse assunto e discutir a ciĂŞncia por trás da “gamificação”!

Combinando aprendizagem conceitual com a gamificação

Existem dois modelos de aprendizagem primários usados ​​no e-learning, e ambos têm o seu lugar. É bem provável que você esteja mais acostumado com o modelo de aprendizado conceitual.

Nesse modelo, os colaboradores recebem conteúdos educacionais teóricos em sala de aula ou num ambiente on-line e, em seguida, precisam realizar algum tipo de “tarefa” ou exercício que os ajudará a internalizar essas informações.

Um exemplo disso seria um curso de e-learning que detalha as políticas da empresa sobre assédio sexual e conduta imprópria de funcionários e, em seguida, oferece-se a um funcionário um cenário real, em que ele deve marcar as respostas adequadas num tipo de questionário virtual.

A aprendizagem conceitual é um método tradicional e poderoso de ensino, mas é ainda mais eficaz quando combinado com a gamificação.

A gamificação utiliza as características encontradas em jogos como pontos, tabelas de classificação e recompensas para ajudar os alunos a entender conceitos num treinamento. A metodologia foi projetada especificamente para trabalhar com os sistemas de recompensa de nosso cérebro. Quando concluímos uma tarefa e somos recompensados nos sentimos bem e isso nos torna mais propensos a nos envolver com o conteúdo proposto.

Para compreender como isso funciona na prática, considere um treinamento e-learning destinado a um novo colaborador, que inclui um “mini-game” para ajudá-lo a entender onde os produtos de varejo devem ser dispostos nas gĂ´ndolas da loja.

Em vez de simplesmente apresentar ao funcionário um diagrama seco e chato, o treinamento e-learning inclui um jogo interativo em que os participantes devem combinar corretamente os produtos específicos com a posição correta nas prateleiras.
Como o funcionário está ativamente envolvido com o material de origem e está aproveitando o processo de jogar um jogo, sua mente é mais estimulada, e é mais provável que ele se lembre do que aprendeu.

A maioria das pesquisas atuais indica que a interatividade pode ajudar a promover a aprendizagem de todos os tipos de pessoas em praticamente qualquer ambiente, de crianças em idade escolar a adultos colaboradores de uma empresa.

Na Miolo temos profissionais especialistas capazes de desenvolver treinamentos divertidos, envolventes e gamificados, que podem ser usados por empresas que desejem melhorar seus resultados.

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