2 - 3 minutes read7 atividades para estimular a criatividade

Reader Mode

Toda pessoa nasce com uma centelha criativa. Todo mundo tem a capacidade de criar, de solucionar os problemas que aparecem no dia a dia, mas, apesar disso, ficamos tão envolvidos com nossas obrigações diárias que acabamos por deixar essa competência em segundo plano. Listamos abaixo algumas dicas de como dar um up na sua criatividade. Confira!

1. Brincar

É importante sair do sério, pelo menos de vez em quando. Atividades descontraídas, dentro do expediente de trabalho, podem servir de estímulo a novas ideias e gerar insights que resolvam problemas aparentemente insolúveis. Além disso, brincar ou se divertir durante um café, promove ainda um tipo de relaxamento muito útil para o ócio criativo.

2. Participar de atividades artísticas

Pintar, desenhar, escrever, ou mesmo, fazer artesanato, são atividades que impulsionam a criatividade. Isso acontece porque partes diferentes do cérebro se conectam e promovem um pensamento mais ousado em relação à realidade concreta, facilitando a produção de ideias. Que tal experimentar? A Revista Galileu recentemente sugeriu 5 cursos online gratuitos para quem quer aprender a desenhar.

3. Correr riscos

De que vale uma ideia guardada na gaveta ou no pensamento? Sem serem colocadas em prática, as ideias não geram nenhuma mudança. É importante agir, correr o risco de tentar, de mostrar o que pensa, permitindo que colaborem com seu pensamento. Se possível, é importante prototificar, pensando sempre em melhorias e adaptações à ideia original.

4. Descontrair o cérebro

Estabelecer metas, pensar em estratégias, colecionar técnicas. Todos esses aspectos são importantes no dia a dia de um profissional. No entanto, também vale dar uma pausa e estimular a espontaneidade. Muito já se criou em momentos de descontração. Ouça música enquanto trabalha, pense bobagens, faça pelo menos duas pausas para relaxar e conversar com alguém no café e, acima de tudo, ria!

5. Questionar o mundo

É sempre válido posicionar-se no mundo de uma forma crítica e engajada. Não precisa fazer uma faculdade de filosofia ou entrar na política pra isso. Perguntar sobre as coisas, sobre o seu funcionamento, suas razões e o seu lugar no mundo proporcionam ainda mais criatividade.

6. Encontrar um ponto de fuga

Pode ser um hobby, pode ser um lugar. O importante é encontrar algo que sirva como um escape da rotina diária. Não é só saudável, mas vital para que a mente possa trabalhar de uma forma menos convencional.

7. Reunir achados criativos

Sua mente tem limites e esquecer faz parte do funcionamento normal do cérebro. Para não perder ideias preciosas, é crucial que tome notas delas. Registrar de alguma forma o novo e criar um diretório de criatividade podem se tornar parte do seu novo repertório.

Criatividade é um ótimo diferencial. E se você pudesse oferecer cursos que estimulem a criatividade dentro da sua empresa? A Miolo Birô produz soluções criativas voltadas para as necessidades do seu negócio. Acesse o nosso site e conheça as soluções que a gente oferece.

Privacy Preference Center

Skip to content