2 minutes readOs 5 elementos da gamificação na educação

Reader Mode

Lembra do Atari, do Super Nintendo e do Mega Drive? E dos divertidos jogos de tabuleiro, como o Banco Imobiliário ou mesmo o famoso Jogo da Vida? A gamificação tem tudo a ver com eles. Ela é um processo que utiliza elementos dos jogos para motivar a aprendizagem e promover conhecimentos que serão usados no dia a dia de uma empresa. Abaixo, enumeramos 5 elementos da utilização da gamificação na educação que podem ajudar na evolução da sua equipe.

1. Personificação

No campo dos jogos virtuais, é o momento da criação e personalização do personagem. No contexto empresarial, a gamificação envolve a utilização de características individuais, relativas ao meio e à experiência do participante.

2. Objetivos

O jogo tem metas menores, que visam a um objetivo final. Trata-se do resultado final a ser alcançado. Dependendo da modalidade, as estratégias para chegar a esse fim podem ser variadas, considerando as regras adotadas.

3. Regras

As regras são cruciais: são elas que determinam quem vence e quem perde. Estabelecem também as atribuições e deveres de cada jogador. Os resultados alcançados pelo participante são quantificados. A conjunção desse resultado numérico e o respeito às regras define a sua situação final.

4. Pontuação

Estabelecida de acordo com as regras, a pontuação é o prêmio pela conquista de metas e objetivos. Há muita formas de representá-la, tais como ganho de experiência, desenvolvimento de habilidades etc. Assim como nos games de estratégia, os pontos também podem ser direcionados para os personagens de modo a diferenciá-los uns dos outros.

5. Recompensas

Recompensas são prêmios ainda maiores. Estas promovem, a partir de uma pontuação específica, a conquista de novos atributos e desbloqueio de novas fases. Novos atributos podem gerar novos conhecimentos. Novos níveis envolvem maiores desafios. Você pode ver exemplos de gamificação em sites como Duolingo, da série Mars e da NetGeo.

A gamificação, no contexto da educação corporativa, é um processo que promove uma competição saudável, na qual o maior prêmio é o aprendizado, tanto da empresa, quanto do colaborador. A Miolo Birô acredita no poder da gamificação como ferramenta de aprendizagem e desenvolve jogos físicos e digitais como solução para diferentes desafios. Conheça nosso portfólio.

Privacy Preference Center

Skip to content