A tecnologia mudou a forma como lĂ­deres e liderados interagem?

por Cris BrandĂŁo*

Você já parou para pensar como, quando e o quê fala com seus subordinados no dia a dia da empresa em que trabalha?

A evolução da tecnologia e dos meios de comunicação mudou a forma de relacionamento entre líderes e liderados. Fazemos uma chamada de voz só quando realmente o assunto chegou ao extremo e, sendo assim, mensagens de texto e áudio já não trarão a solução para o problema.

O que diz a legislação?

Costumeiramente tratamos assuntos diversos pelo WhatsApp, Messenger e outras mídias, sem saber ao certo se o conteúdo que estamos compartilhando nessas trocas pode ser tratado de determinada maneira. O fato é que todas essas informações que trocamos na web, por meios digitais, hoje podem ser usadas como provas para futuras ações trabalhistas. A legislação brasileira já considera esses meios de comunicação como oficiais, e há alguns anos os utiliza nos processos trabalhistas que envolvem comportamento coercitivo e constrangimento moral dos encarregados para com seus subordinados.

Cansei de ver colegas receberem mensagens de seus chefes em horários inapropriados, de ver gerentes cobrarem resultados pelo WhatsApp, além de respostas para assuntos de extrema importância ser enviadas por e-mail. Não que o e-mail não seja um meio comum e que oficialize qualquer negociação, mas, dependendo do que estiver sendo negociado, o ideal é que seja tratado presencialmente e, com testemunhas.

Existe risco?

O que ocorre é que, caso o liderado seja dispensado e não concorde com a dispensa, imediatamente ele poderá - aconselhado ou não por um advogado - reunir todas essas trocas de e-mails, mensagens e “sinais de fumaça” para dizer que era explorado, que ficava à disposição da empresa 24 horas por dia, incluindo finais de semana, e que o chefe era um grosseiro e o humilhava com frequência. Ele facilmente fará o resgate de todos esses arquivos e os mesmos serão reconhecidos por qualquer juiz, de qualquer instância.

Grande parte dos conflitos trabalhistas, discutidos hoje na Justiça do Trabalho, pode ser evitada, preservando a imagem da empresa e do próprio líder, que muitas vezes age sem o conhecimento básico das normas que regem a sua relação com o subordinado.

Portanto, recomenda-se para qualquer líder, o conhecimento da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), a fim de que ele saiba como evitar as ações provocadoras de contestação entre as partes.

Na hora de enviar uma mensagem ou escrever um e-mail para um liderado, reflita se o conteúdo e a forma estão adequados ao meio, pois “tudo o que digitares hoje, amanhã poderá ser usado contra você no tribunal”.

A Miolo Birô tem em seu portfólio curso sobre a nova CLT. Fale com a gente e solicite uma degustação pelo contato@miolobiro.com.br.

*Cris Brandão é sócia da Miolo Birô, graduada em administração pela PUC – Minas, tem especialização em Gestão de Marketing, pela Fundação Dom Cabral e Gestão de Telecomunicações, pelo IBMEC.


Desmistificando a plataforma LMS

Há duas semanas postamos aqui no blog um artigo sob o título “Presencial ou EAD: qual a melhor forma de aprender?” no qual destacamos duas características da modalidade de Ensino a Distância: uma delas é a liberdade do aluno para gerenciar seu tempo de aprendizagem e a outra o custo-benefício, em alguns casos, em relação aos cursos presenciais.

Mas como é possível usufruir desses dois benefícios da modalidade? Como permitir ao aluno o gerenciamento de sua própria aprendizagem? E como medir o desenvolvimento de cada um de forma a planejar novas ações ou corrigir as ações que não saíram como o esperado? É exatamente aí que entra o LMS.

O que Ă© esse tal de LMS?

LMS é a sigla para Learning Management System ou, na nossa língua, Sistema de Gestão de Aprendizagem. Trata-se de uma plataforma que é responsável pelo gerenciamento completo das ações de EaD. Para ficar mais fácil de entender, podemos fazer um paralelo. No ensino presencial, para começar, você precisa de uma escola, que forneça a infraestrutura, ambientes nos quais serão realizadas as aulas e nos quais alunos terão contato com os conteúdos e com os professores. No EAD, é o LMS o responsável por fornecer esse ambiente de aprendizagem, mas de forma virtual.

Mas não para por aí. O LMS é um sistema completo de gestão e através dele é possível acompanhar o desenvolvimento dos alunos. Além disso, é possível, por exemplo, facilitar a inscrição dos alunos de maneira automatizada, gerar relatórios de aprendizagem e até mesmo emitir certificados. Veja abaixo uma lista de outras funções possíveis com um LMS:

  • a interação entre os alunos atravĂ©s de mensagens instantâneas, e-mail e fĂłruns de discussĂŁo;
  • upload e gerenciamento de arquivos relacionados ao conteĂşdo;
  • entrega de conteĂşdo do curso atravĂ©s de interfaces baseadas na web, permitindo, na maioria das vezes, a participação remota do instrutor ou aluno;
  • criação e publicação de calendários de cursos;
  • criação de atividades para avaliação da aprendizagem;
  • definição de conteĂşdo com base no perfil da função do colaborador;
  • designação de responsável por aprovar a participação em cursos (com base na alçada);
  • integração com os sistemas de recursos humanos, para acompanhamento de metas de desempenho.

Por que sua empresa deve investir em um LMS

A palavra que responde a essa questão é “eficiência”. O LMS permite à empresa gerenciar de maneira muito mais inteligente a aprendizagem de seus colaboradores. Em razão da quantidade de dados gerados e armazenados, a ferramenta te dá a possibilidade de planejar e corrigir ações em um tempo muito menor e de maneira muito mais certeira. Além disso, com a implementação de um LMS sua empresa terá à disposição:

  • cursos muito mais atrativos para uma audiĂŞncia cada vez mais exigente, pois a plataforma dispõe de mais opções e formatos de conteĂşdo para quem desenvolve os cursos.
  • colaboradores cada vez mais responsáveis por seu prĂłprio desenvolvimento, pois a plataforma possui funções que favorecem o autodesenvolvimento.

A Miolo Birô tem muito conhecimento na implementação e gestão de EAD via LMS e pode te ajudar nesse desafio estratégico para o seu negócio. Fale com a gente pelo e-mail contato@miolobiro.com.br!


Transgredindo para formar equipes de alto desempenho

por Cris BrandĂŁo*

Há pouco tempo tive o prazer de assistir ao filme Reset: o novo ballet da Ópera de Paris. O filme é um documentário que conta a belíssima atuação de Benjamin Millepied, como o mais novo diretor do ballet da Opera Garnier, no ano de 2015.

Benjamin, ao contrário de todos os históricos diretores da Ópera, exerce uma liderança que valoriza a diferença entre os bailarinos, respeitando aquilo que cada um tem de melhor.

O filme mostra a rotina de Benjamin nos últimos 39 dias para a estreia mundial de um novo ballet, e deixa claro que ele transgrediu ao tomar inúmeras decisões durante este período, a começar pela escolha dos 16 bailarinos.

Ele nĂŁo escolheu nenhum solista para compor este time. Preferiu trabalhar com membros do corpo de baile, desprovidos de vaidade, abertos ao novo e com muita vontade de crescer. Escolheu bailarinos distintos, com habilidades complementares, assumindo que nenhum bailarino produz um movimento da mesma maneira. E que, Ă© essa diversidade que produz um resultado tĂŁo surpreendente.

Benjamin respeita os limites de cada integrante, pedindo que o avisem em caso de lesões, contrariando os tradicionais maîtres de ballet, sempre exigentes a que os bailarinos sejam levados à exaustão. Como qualquer outro líder de uma grande empresa, ele se prepara para exercer essa liderança, lendo livros como o “Centered Leadership: Liderando com propósito, clareza e impacto”, da autora Joanna Barsh.

Veste-se como os demais bailarinos, colocando-se numa condição de igualdade, propiciando inclusive abertura para que eles participem do processo criativo. Benjamim alerta o grupo para a necessidade de eles se conhecerem, individualmente e também como equipe, mostrando que quando se tem paixão por aquilo que fazemos, o sucesso torna-se consequência dos nossos atos.

Exemplo de liderança eficiente

Comparando Benjamin a um líder de qualquer empresa, podemos dizer que as atitudes dele ao longo do filme podem ser vistas como referência para o exercício de uma eficiente liderança, conforme abaixo:

  • respeitar as diferenças entre os profissionais, potencializando aquilo que eles tĂŞm de melhor;
  • respeitar as limitações dos profissionais, nĂŁo os levando ao estresse e Ă  exaustĂŁo;
  • preparar-se tecnicamente para liderar atravĂ©s do exemplo, buscando sempre embasamento teĂłrico e prático na sua maneira de agir;
  • colocar-se numa condição de igualdade com os profissionais, quebrando qualquer tipo de barreira que leve Ă  troca, ao diálogo e Ă  colaboração;
  • promover o autoconhecimento e o conhecimento dos demais integrantes da equipe, sendo capaz de reconhecer seus pontos fortes e fracos, fazendo com que eles se ajudem, mutuamente;
  • fazer com que a equipe encare as metas e os desafios com garra, paixĂŁo e determinação, tendo sempre um propĂłsito enquanto indivĂ­duos e profissionais;
  • promover um ambiente leve, amistoso, que proporcione segurança e prazer para os integrantes da equipe;
  • buscar sempre a inovação, mesmo tendo que transgredir, se for o caso, em determinadas situações.

Essas e outras mensagens são facilmente aceitas e compreendidas pelos espectadores, no decorrer do filme. Recomendo fortemente para todos os líderes, sem restrição. Sucesso!

Lá no nosso site você tem um espaço para deixar sua mensagem e falar diretamente com a gente sobre as necessidades de treinamento e desenvolvimento da sua equipe. Acesse miolobiro.com.br/contato.

*Cris Brandão é sócia da Miolo Birô, graduada em administração pela PUC – Minas, tem especialização em Gestão de Marketing, pela Fundação Dom Cabral e Gestão de Telecomunicações, pelo IBMEC.


Presencial ou EAD: qual a melhor forma de aprender?

O contexto em que estamos inseridos, um mundo que passa por constantes transformações, traz consigo um importante desafio para empresas e colaboradores: a necessidade de constante atualização e desenvolvimento, como falamos nesse artigo. Felizmente, com essa necessidade cresce também a oferta de cursos, além da tecnologia que facilita cada vez mais o acesso a eles.

Cursos médios, técnicos, de graduação, de especialização, treinamentos, capacitações etc. A lista de opções não tem fim. Mas além do curso, tanto o funcionário que deseja se atualizar quanto a empresa que precisa investir em educação, devem definir também a modalidade de ensino-aprendizagem em que investirão. Com isso, surge a pergunta: existe uma modalidade melhor que a outra?

A realidade é que a resposta é não! Não existe uma modalidade melhor que a outra. O que existe é a adequação de cada modalidade à sua necessidade, público e objetivo, como descrevemos neste artigo.

Antes de tudo, você precisa entender bem as características de cada modalidade para poder tomar a sua decisão. A única coisa certa nisso tudo é que investir em educação é a melhor saída num cenário tão incerto como o que estamos enfrentando. Então, vamos conhecer melhor cada modalidade de ensino-aprendizagem?

Modalidade de ensino presencial

O ensino presencial Ă© a modalidade mais conhecida e a que possui a maior adesĂŁo por parte das empresas. Ela Ă© chamada de presencial porque no processo de ensino-aprendizagem, todos estĂŁo em contato num mesmo ambiente fĂ­sico de aprendizagem, compartilhando pessoalmente conhecimentos e experiĂŞncias.

CaracterĂ­sticas da modalidade presencial

Nessa modalidade, o professor tem maior possibilidade de comandar as ações de ensino-aprendizagem, isso por estar reunido com os alunos num mesmo lugar. A aula tem data e hora para começar e terminar e um conteúdo programado para esse período de tempo. Uma das grandes vantagens dessa modalidade, tanto para o aluno quanto para o professor, é a interação pessoal, que possibilita a troca de ideias e um ambiente bastante propício à criatividade.

Modalidade de ensino a distância (EAD)

A modalidade de ensino a distância, também conhecida pela sigla EaD, é assim chamada porque o contato entre conteúdo, tutor e alunos se dá por meio da tecnologia e, diferente da modalidade presencial, não exige a presença física do professor e dos aluno no mesmo ambiente de aprendizagem, no mesmo dia e hora. Essa não é uma modalidade nova, já que os tradicionais cursos por correspondência são um bom exemplo desse tipo de educação, mas com a chegada das tecnologias digitais, essa modalidade tem crescido cada vez mais.

Características da modalidade a distância

Duas características fazem com o EaD se torne cada vez mais popular no Brasil, tanto no ambiente acadêmico quanto no contexto empresarial. A primeira é a liberdade. Por não exigir a presença em uma sala de aula com data e hora marcada, o aluno tem a capacidade de gerenciar a própria evolução de sua aprendizagem, de acordo com sua agenda. Num contexto corporativo, essa modalidade é ideal para colaboradores que precisam viajar constantemente ou para equipes que não possam se ausentar de suas estações de trabalho por muito tempo. A outra característica é a melhor relação custo-benefício. Isso porque por não exigir um ambiente físico, dependendo da quantidade de colaboradores, um curso EaD pode ter um custo de implementação muito menor que um presencial.

Mas, existe ainda uma terceira opção, cada vez mais utilizada, que é a aprendizagem híbrida ou blended learning, que une as modalidades presencial e a distância, de forma complementar, para proporcionar diferentes experiências de aprendizagem.

A aprendizagem híbrida ou blended learning 

Nessa modalidade os colaboradores tĂŞm a oportunidades de aprender em momentos e locais variados, misturando experiĂŞncias em sala de aula (na prĂłpria empresa ou em ambientes de treinamento), com experiĂŞncias em ambientes virtuais de aprendizagem (plataformas LMS e plataformas abertas de cursos, por exemplo). Podem ainda realizar atividades via dispositivos mobile (jogos, podcasts) ou em casa (leitura de textos, livros, e-books).

O mais comum é que a ação presencial seja voltada para atividades práticas e interativas e as ações a distância sejam dirigidas para a apresentação de conceitos e construção de conhecimento sobre rotinas, processos ou produtos. Isso nem de perto significa que a aprendizagem a distância é menos lúdica ou menos interessante, mas, sim, que o tempo dedicado a cada tipo de instrução é otimizado para ser melhor aproveitado em cada ambiente.

Características da aprendizagem híbrida ou blended learning 

A diversificação dos espaços e formatos amplia as possibilidades de contato do colaborador com o conteúdo e ainda permite às empresas desfrutar das vantagens da modalidade presencial (interação física e aplicação prática, por exemplo) e das vantagens da modalidade a distância (redução do custo de implementação e flexibilidade).

A aprendizagem híbrida utiliza, ainda, as tecnologias digitais como recurso, aproveitando elementos que já fazem parte da comunicação diária do colaborador para facilitar interações. Além disso, a aprendizagem híbrida, entre outras coisas:

  • favorece a construção de novos conhecimentos por meio do contato com diferentes pessoas e materiais;
  • incentiva a autonomia do aprendiz na busca e construção de novos conhecimentos;
  • otimiza o tempo dedicado Ă  aprendizagem;
  • incentiva o uso de tecnologias aplicadas Ă  educação;
  • aumenta o engajamento do pĂşblico no curso ou na ação de aprendizagem;
  • conecta o aprendiz a diferentes formas de aprender
  • explora diferentes tipos de aprendizagem (visual,auditiva, cinestĂ©sica etc);
  • permite a interação dos colaboradores com formatos de ensino mediados por professores, facilitadores, tutores e multiplicadores de conhecimento, sendo alguns deles, membros da prĂłpria equipe de trabalho.

Qual a melhor modalidade para a sua equipe?

Mesmo depois de tudo isso, é possível você ainda estar se perguntando “mas, qual é a melhor modalidade para a minha equipe?”. A verdade é que a resposta vai depender de inúmeros fatores, que precisam ser analisados caso a caso. Para isso, a Miolo conta com profissionais especializados capazes de te ajudar a fazer a melhor escolha para a capacitação da sua equipe.

No nosso site você tem um espaço para deixar sua mensagem e falar diretamente com a gente sobre as necessidades de treinamento e desenvolvimento da sua empresa. Acesse miolobiro.com.br/contato.