5 - 6 minutes readExtra Natal: renda extra ou oportunidade de trabalho?

Reader Mode

por Gustavo Malavota*

Apesar de vivermos um período econômico conturbado, a economia se recupera, aos poucos. Junto a isso, o número de vagas temporárias para o fim de ano também cresceu. Segundo um levantamento feito pela Federação Nacional dos Sindicatos de Empresas de RH, Trabalho Temporário e terceirizado (Fenaserhtt) e também pelo Sindicato das Empresas de Prestação de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário do Estado de São Paulo (Sindeprestem), estima-se 27 mil vagas à espera de quem está procurando um emprego temporário. O cenário é de esperança para quem quer começar o ano com o pé direito.

Datas comemorativas sempre são mais propícias para abertura de vagas. O Natal deste ano estima aumento nas vendas, logo, haverá um avanço de 10% na abertura de novas vagas, comparado a 2016. A Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem) estima que das chances previstas para o fim do ano, 20% deverão ser para primeiro emprego de jovens e 5% podem se tornar vagas efetivas. Com esse quadro positivo, é preciso estar preparado para agarrar as oportunidades que vão surgir, pois, os benefícios de conseguir uma vaga temporária podem ir muito além do que o dinheiro extra na conta. Veja só:

Você se mantém no mercado de trabalho

É claro que o salário é um fator muito importante, pois além de motivar e ser um alívio para as contas de quem está desempregado, também pode ser a brecha perfeita para os empregados de primeira viagem começarem a gerenciar suas finanças pela primeira vez. O trabalho temporário pode ser uma grande porta de entrada para diversas possibilidades que podem transformar sua carreira e sua vida. Mesmo sendo em um período curto de tempo, você acaba evitando estar afastado do mercado e se abre para vivenciar, explorar e conhecer novos ambientes de trabalho que podem enriquecer sua bagagem profissional.

Você ganha experiências que podem servir para a construção da sua carreira no futuro.

Muito mais do que uma experiência para preencher seu currículo, as oportunidades de fim de ano dão a chance de um aprendizado prático que pode ser aplicado em diferentes áreas profissionais. Trabalhando como um Extra Natal você aprende a se relacionar com pessoas que vão trabalhar com você e com clientes com personalidades diferentes. Além disso, aprende a se comunicar melhor e a desenvolver sua proatividade, entre outras habilidades de negócio que podem ser úteis na sua futura carreira. Todas as experiências que você viverá poderão te dar mais clareza sobre seus pontos fortes e fracos e sobre os seus objetivos profissionais.

VocĂŞ tem a chance de ser efetivado

De acordo com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), a estimativa de efetivação dos trabalhadores contratados temporariamente é de 30%, após o período de festas. Você é responsável por todas as oportunidades que pode criar. Conforme o seu desempenho e capacidade de gerar bons resultados para a empresa, suas chances podem ser maiores. Atuar como Extra Natal é uma excelente chance para mostrar o seu potencial, se dedicar, se destacar e garantir sua entrada ou retomada no mercado de trabalho. Mesmo que a efetivação não preencha seus requisitos como rumo para a carreira que você quer construir ou retomar, lembre-se que a efetivação não é obrigatória, agradeça a oportunidade e não hesite em recusar a proposta caso não seja o que você quer. De qualquer forma, dando o seu melhor você só tem a ganhar.

VocĂŞ tem oportunidades de networking

Se não houver chances de efetivação, não se preocupe. Isso não é motivo para desanimar. Se você der o seu melhor, você só atrairá saldos positivos para si mesmo. Durante o período que estiver trabalhando, você estará em contato com diversas pessoas que podem ser uma porta de entrada para novas oportunidades. Pode ser que algum gerente te considere em vagas futuras, te indique para um lugar melhor ou te apresente a outras pessoas que te abram portas. Ou ainda, que algum cliente bem atendido, lembre de você e te convide para alguma vaga. É muito importante se relacionar da melhor forma, manter a mente aberta e valorizar qualquer contato conquistado durante esse período de Extra Natal.

Para ser bem-sucedido na área de vendas, lembre-se sempre de:

  •  atender bem a todos os clientes;
  • ouvir com atenção todas as dicas e sugestões do seu lĂ­der;
  • fazer colegas de trabalho;
  •  deixar sua marca registrada!

Novas vagas podem surgir durante o ano todo

Durante o ano ocorrem datas sazonais como dia das mães, dia dos namorados, black Friday, Natal e etc que demandam contratações temporárias. Sendo assim, você pode ser chamado para as próximas ocasiões e garantir aquela renda extra e mais oportunidades. É importante estar ligado(a) no calendário comercial. Qualquer experiência que você puder adquirir é válida para o seu crescimento profissional.

Algumas oportunidades estão disfarçadas, outras são bem claras, mas agarrá-las só depende de você e, para tudo isso acontecer, é preciso dar o primeiro passo. Existem algumas ações que, se utilizadas de maneira correta, podem garantir a sua contratação.

1. Procure uma vaga que tenha a ver com seu perfil.

Normalmente as vagas de trabalho temporário necessitam de perfis profissionais com afinidades. Por exemplo: imagine uma pessoa com um perfil mais introvertido e organizado atendendo mais de três clientes ao mesmo tempo em uma loja de calçados ou um perfil extrovertido e comunicativo trabalhando o dia todo com planilhas dentro de um escritório. É preciso levar esses aspectos em consideração e mapear seus pontos fortes e fracos antes de se candidatar a uma vaga, evitando assim frustrações tanto da sua parte quanto da parte da empresa.

2. Procure empresas com alto índice de contratação

O histórico de contratação da empresa é muito importante. Procure conversar com os funcionários que estão atualmente na empresa que está oferecendo a vaga. Qual o plano de carreira dessa empresa? Quantos funcionários já foram efetivados após o extra natal? Qual o clima de trabalho da organização? Assim você evitará surpresas caso seja efetivado para a vaga.

3. Garanta a fidelidade dos clientes da empresa e torne-os SEUS clientes

Clientes são as fontes de receita de uma empresa. Se você fizer um bom trabalho, eles vão te acompanhar pela vida inteira. Um punhado de clientes fiéis faz muito bem para a prosperidade no mercado de trabalho.

4. Mantenha-se preparado

Uma boa capacitação em vendas além de prepará-lo para a entrada ou retomada no mercado de trabalho, pode garantir a sua permanência e seu crescimento. Busque sempre se atualizar e não esqueça de que informação e prática devem andar sempre juntas.

Boas Vendas!

*Gustavo Malavota Ă© fundador do Instituto Vendas, parceiro e colaborador do Blog da Miolo BirĂ´.

Privacy Preference Center

Skip to content