2 minutes readOs 5 elementos da gamificação na educação

Reader Mode

Lembra do Atari, do Super Nintendo e do Mega Drive? E dos divertidos jogos de tabuleiro, como o Banco Imobiliário ou mesmo o famoso Jogo da Vida? A gamificação tem tudo a ver com eles. Ela é um processo que utiliza elementos dos jogos para motivar a aprendizagem e promover conhecimentos que serão usados no dia a dia de uma empresa. Abaixo, enumeramos 5 elementos da utilização da gamificação na educação que podem ajudar na evolução da sua equipe.

1. Personificação

No campo dos jogos virtuais, é o momento da criação e personalização do personagem. No contexto empresarial, a gamificação envolve a utilização de características individuais, relativas ao meio e à experiência do participante.

2. Objetivos

O jogo tem metas menores, que visam a um objetivo final. Trata-se do resultado final a ser alcançado. Dependendo da modalidade, as estratégias para chegar a esse fim podem ser variadas, considerando as regras adotadas.

3. Regras

As regras são cruciais: são elas que determinam quem vence e quem perde. Estabelecem também as atribuições e deveres de cada jogador. Os resultados alcançados pelo participante são quantificados. A conjunção desse resultado numérico e o respeito às regras define a sua situação final.

4. Pontuação

Estabelecida de acordo com as regras, a pontuação é o prêmio pela conquista de metas e objetivos. Há muita formas de representá-la, tais como ganho de experiência, desenvolvimento de habilidades etc. Assim como nos games de estratégia, os pontos também podem ser direcionados para os personagens de modo a diferenciá-los uns dos outros.

5. Recompensas

Recompensas são prêmios ainda maiores. Estas promovem, a partir de uma pontuação específica, a conquista de novos atributos e desbloqueio de novas fases. Novos atributos podem gerar novos conhecimentos. Novos níveis envolvem maiores desafios. Você pode ver exemplos de gamificação em sites como Duolingo, da série Mars and da NetGeo.

A gamificação, no contexto da educação corporativa, é um processo que promove uma competição saudável, na qual o maior prêmio é o aprendizado, tanto da empresa, quanto do colaborador. A Miolo Birô acredita no poder da gamificação como ferramenta de aprendizagem e desenvolve jogos físicos e digitais como solução para diferentes desafios. Conheça nosso portfólio.

Contact us
Social Media

Privacy Preference Center

Skip to content