4 - 5 minutes readEntenda a importância do Design Thinking
Jerry Sternin, professor universitário norte-americano, conseguiu reduzir sensivelmente a má nutrição no Vietnam. Ele e sua esposa eram responsáveis pela criação de um modelo que diminuĂsse a desnutrição de crianças de 10.000 vilas vietnamitas. Uma nova ação era necessária, porque as doações da ONU nĂŁo estavam surtindo o efeito desejado.
O grupo dos Sternins decidiu pensar de forma diferenciada, considerando as soluções criativas dos prĂłprios habitantes locais. Observando comunidades da provĂncia de Than Hoa, os pesquisadores perceberam que havia famĂlias pobres cujos filhos nĂŁo estavam desnutridos. Com esses grupos, Sternins e companhia aprenderam que havia uma gama de alimentos dispensados por boa parte das famĂlias, que eram utilizados por essas famĂlias. AlĂ©m disso, tais famĂlias utilizavam mais refeições pequenas por dia, em detrimento de refeições maiores, feitas somente duas vezes.
Em vez de oferecer mais doações de alimentos, Sternin e sua equipe ofereceram aulas de culinária para as famĂlias mais necessitadas. Isso para que eles fossem capazes de incluir pequenos camarões, caranguejos e lesmas na sua dieta. Ao fim do programa, 80% das crianças matriculadas no programa estavam adequadamente alimentadas. ApĂłs esses Ăłtimos resultados, o programa foi utilizado em mais 14 vilas no paĂs. Leia mais sobre essa histĂłria aqui (em inglĂŞs).
Esse caso é um dos maiores exemplos de aplicação do Design Thinking. Você pode perceber que a abordagem do problema foi feita de uma maneira pouco convencional. Em vez de partir de premissas tradicionais, os integrantes do projeto se inseriram no problema, ouviram os envolvidos e pensaram em soluções. Logo depois, desenvolveram um projeto de aplicação e, somente após o seu sucesso, implementaram a solução em outras situações. Estão aà todas as fases do Design Thinking. Falemos mais sobre elas.
As Fases do Design Thinking
São basicamente 3 fases que compõem um projeto orientado pelo Design Thinking: imersão, ideação e prototipagem. Alguns especialistas se referem a outras fases além das 3 principais. No entanto, podemos considerar tais estágios como complemento das demais.
1. ImersĂŁo e a descoberta do problema
Neste momento inicial, ocorre a aproximação ao problema. Os pesquisadores buscam compreender a situação. Para isso, identificam os envolvidos e até onde deve ir o projeto. Utilizam métodos mais diretos de observação e registro de dados, como entrevistas e análises in loco, levando em consideração diferentes perspectivas.
Nessa fase pode ocorrer o que Marcos Hashimoto, professor da ESPM, chama de insight. Ideias repentinas podem surgir da análise do comportamento de pessoas e como elas mesmas pensam e implementam soluções. Se você quiser ter mais insights, vale enxergar as coisas pelas perspectivas dos outros.
2. Ideação e a criação do projeto
Com a utilização dos conhecimentos empĂricos adquiridos na imersĂŁo, como os prĂłprios cartões de insight, os envolvidos no projeto constroem um mapa conceitual da solução. Para chegar a esse nĂvel, eles devem buscar diferentes perspectivas e propostas, fazer comparações e decidir coletivamente quais os melhores modelos.
Quem sĂŁo os stakeholders ou o pĂşblico-alvo? Que profissionais devem ser acionados para formar uma equipe suficientemente capaz de dar conta do projeto? Quais sĂŁo as fases do projeto e o que pode ser feito para que ele melhore? Todas essas perguntas devem ser respondidas nessa fase.
3. Prototipação  e concretização do projeto
Na última fase de um projeto de Design Thinking, você retira o seu projeto do plano de ideias, e o põe na prática. Embora esse processo possa ocorrer em todas as fases, é geralmente nesse momento final que ela tem sua maior importância.
Todas as ideias pensadas na ImersĂŁo e na Ideação passam a ser utilizadas em conjunto pelo pĂşblico-alvo como solução para o problema. A utilização real e prática faz surgir erros, imperfeições e atĂ© bons aspectos do produto. Em tempo, os responsáveis pelo produto fazem as modificações necessárias e devolvem o produto atĂ© que ele represente a melhor solução possĂvel para o problema.
Onde aplicar o Design Thinking?
Grandes empresas tĂŞm adotado o Design Thinking como uma das diretrizes para melhores resultados e mais sucesso. A Totus (veja a matĂ©ria) , fabricante brasileira de software, adotou recentemente essa abordagem, partindo do princĂpio que a compreensĂŁo do cliente tem alta importância na criação do produto. Multinacionais como IBM e Procter & Gamble tem conhecido melhor seus usuários e clientes a partir da observação, reflexĂŁo e prototipação.
E como já exemplificamos no inĂcio desse texto, essa abordagem nĂŁo somente se aplica ao meio empresarial. Ela pode produzir Ăłtimos resultados em contextos de desenvolvimento social e pessoal.
Interessante? O Design Thinking Ă© um dos buzzwords da atualidade. NĂŁo Ă© difĂcil achar informações e cursos a respeito, como esse (http://escoladesignthinking.echos.cc/cursos/design-thinking-experience/).
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