6 - 9 minutes read5 passos para promover o desenvolvimento de pessoas na sua empresa
Em tempos de competitividade extrema, a necessidade pelo desenvolvimento dos profissionais dentro do contexto empresarial é cada vez mais urgente. Já é de senso comum que a empresa que não investe em atualização e na capacitação de pessoas, perde excelentes profissionais e acaba ficando para trás.
Diante dessa demanda, multiplicam-se os tipos de treinamento que podem ser utilizados de acordo com a necessidade das empresas. Há empresas de tecnologia, por exemplo, que precisam que seus colaboradores se atualizem de forma constante. Por conta disso, muitas oferecem programas de financiamento ou bolsas para que seus funcionários escolham cursos importantes para eles e para a própria empresa. Outras já contam com pessoas preparadas para desenvolver cursos e/ou contam com a parceria de fornecedores, como a Miolo Birô.
Por outro lado, algumas empresas ainda vivem o desafio de promover treinamentos adequados para o público interno sem ter em mãos um projeto eficiente. Se esse é o caso da sua empresa, confira abaixo os 5 passos para que o desenvolvimento da sua equipe seja um sucesso.
1. Analise as metas e defina objetivos
As metas são os resultados que buscamos alcançar. Praticamente todas as empresas definem suas metas anuais para poderem alcançar os resultados planejados. Elas fazem parte de um conjunto de ações estabelecidas no planejamento estratégico e ajudam a fortalecer a missão e a atingir o previsto na visão da empresa.
Sendo assim, antes de iniciar qualquer ação de desenvolvimento de pessoas, é importante analisar as metas previstas para cada área e definir quais objetivos precisam ser alcançados com o treinamento ou o curso que será aplicado.
Para ajudar nessa análise, converse com as lideranças ou com o responsável pela solicitação de treinamento e entenda quais as necessidades que o curso ou treinamento irá atender e que objetivos práticos pretendem alcançar: desenvolvimento de alguma competência, qualificação técnica para realização de uma tarefa específica, mudança de atitude, por exemplo.
Metas e objetivos definidos, é hora de ir para o passo 2.
2. Defina o tema e o conteúdo
Primeiramente responda: qual o público que será treinado? Vendedores, Gerentes, Back Office, Agentes de Comunicação etc?
Em seguida, resgate os objetivos definidos anteriormente. Eles serão seu guia nessa etapa.
Com essas duas respostas em mãos, é hora de pensar no tema do treinamento e definir os conteúdos necessários para o desenvolvimento da equipe. O tema deve sempre ser claro e objetivo para que, pelo título do treinamento ou curso, todos saibam do que se trata. O conteúdo deve atender aos objetivos definidos anteriormente e, por isso, deve ser pensado e elaborado cuidadosamente para não ser uma repetição de algo que a equipe já viu ou conhece.
Importante que o conteúdo “converse” com o público e que seja, de fato, dirigido a quem irá receber o treinamento. Lembre-se que a educação corporativa deve se basear nos princípios da educação de adultos (Andragogia) e, por isso, o conteúdo precisa fazer sentido e ser aplicável no trabalho.
3. Defina a Modalidade do cursos ou treinamento
Tema e conteúdos definidos, responda: o treinamento será presencial ou a distância?
Sea a opção for por uma ação presencial, será preciso pensar:
- na duração da ação: 2h, 4h, 6h, 8h ou mais?
- no tipo de ação presencial: workshop, treinamento, por rodízio (job rotation), in loco (operação assistida) ou outro?
- na logística do treinamento (contratação de sala, coffee break, impressão de materiais que serão entregues aos participantes, compra de itens para a realização das atividades);
- nas atividades que serão aplicadas (o espaço atende às necessidades previstas para a aplicação do treinamento, como realização de dinâmicas de grupo, por exemplo?);
- em quem aplicará o treinamento ou curso (instrutor especialista no conteúdo, multiplicador de conhecimentos da própria empresa, profissional com experiência no tema?)
- na produção do material de apoio ao instrutor (PPT, vídeos, áudios, atividades, dinâmicas).
Uma opção para o treinamento presencial, que ajuda a reduzir o custo de realização, é utilizar um ambiente físico da própria empresa. Um auditório ou espaço comumente utilizado para reuniões pode se converter em uma sala de treinamento, por exemplo. Você pode, ainda, aplicar um treinamento in loco, também chamada de operação assistida, se a necessidade for, por exemplo, de aprendizagem prática no local de trabalho da equipe.
O treinamento in loco é essencialmente prático no qual os participantes “colocam as mãos na massa” logo depois de um pequeno treinamento teórico. Nesse caso, o profissional tem a oportunidade de aprender atuando diretamente na rotina e em contato com os processos da empresa. O instrutor atua também como um orientador e “corrige” a atuação dos profissionais durante a realização das ações.
Para cargos de liderança, muitas empresas preferem realizar o treinamento em rodízio (job rotation). Essa modalidade de treinamento desloca funcionários para cargos diferentes do usual ou, ainda, transfere-os para outras regiões ou filiais. Nesse processo, ocorre um desenvolvimento de experiências e um maior entendimento dos processos da empresa como um todo, o que melhor prepara o colaborador para cargos de gerência e chefia.
Se a opção for uma ação a distância, será preciso pensar:
- na duração do curso: 2h, 4h, 6h, 8h ou mais?
- no tipo de ação a distância: curso online, e-book, podcast…
- na tecnologia disponível para uso do público que receberá o treinamento. Não adianta elaborar um lindo curso online se a equipe não puder ou não tiver por onde acessar, não é?
- nas atividades que serão aplicadas: o curso terá chat e fórum ou apenas atividades autoinstrucionais? As atividades de chat e fórum (caso haja), serão síncronas ou todas as ações serão assíncronas? O curso terá avaliação final? será necessária nota mínima para aprovação?
- haverá necessidade de programação SCORM?
- será necessária a atuação de tutor? A tutoria será ativa ou reativa?
- na produção do material de apoio ao curso (PDFs, vídeos, áudios, hiperlinks).
- Haverá a necessidade de hospedagem do curso em uma plataforma LMS (learning management system)?
Como é possível perceber, a preferência por treinamentos a distância vai exigir uma preparação um pouco mais arrojada. Qual ambiente virtual de aprendizagem será utilizado? Você vai contratar algum específico ou o setor de TI da sua empresa é capaz de desenvolver um? Resolvido o problema da ambientação, que recursos você pretende utilizar, tendo em vista que você deve promover um alto engajamento dos participantes? Lembre-se que, se por um lado a modalidade virtual traz praticidade e ótimo desempenho, por outro o participante precisa de incentivo, pois estudará sozinho e pode estar mais suscetível à desconcentração.
O Ensino a distância é rico em técnicas de ensino e tem sido cada vez mais utilizado tanto no meio empresarial quanto na educação superior. Estudos acadêmicos têm comprovado a sua eficácia e também proposto novas formas de ensinar. Uma vantagem evidente dessa modalidade é o fato de não precisar ter um horário específico articulado para o treinamento. Os colaboradores podem realizar os cursos nos horários vagos ou em horários planejados pela empresa. Acompanhe o blog na Miolo Birô: em breve falaremos sobre alguns mitos da Educação a Distância.
4. Selecione atividades e técnicas
Como você já deve ter percebido, escolher uma ou outra modalidade (presencial ou a distância) vai acarretar desafios diferentes. Isso também acontece na hora de planejar as atividades e técnicas didáticas que utilizará. Você deve ter o cuidado de planejar atividades que explorem a criatividade e a experiência da sua equipe.
Além disso, no momento do planejamento do curso e das técnicas utilizadas, você deve lembrar que cada um tem sua forma de aprender e um tipo de inteligência mais desenvolvido. Respeitando a individualidade dos integrantes da equipe, você assegura um melhor aprendizado e um desenvolvimento profissional bem mais integrado.
Da mesma forma, é importante utilizar atividades variadas e diferentes técnicas didáticas porque elas representam um fator primordial para o engajamento dos participantes nos curso ou treinamento. Ninguém consegue mais manter a atenção em atividades repetitivas e redundantes.
Considere diferentes formas de interação, como atividades dirigidas, jogos, gamificação, fóruns, dinâmicas, atividades em grupo. Utilize métodos indutivos, dedutivos, explore cases de sucesso, e, o mais importante, promova o enriquecimento do treinamento com as experiências de cada participante.
5. Conte com o apoio de fornecedor especializado
Desenvolvimento de Pessoas é um dos fatores que sempre figura na avaliação das melhores empresas para trabalhar, como o GREAT. A sua equipe de Recursos Humanos dispõe de tempo e habilidade para desenvolver treinamentos de alto nível? Veja que você terá que selecionar técnicas e modalidades, considerando as melhores práticas da Educação Corporativa, além de estabelecer e acompanhar metas realistas e fazer o controle efetivo do treinamento.
Se isso é uma tarefa pesada para a sua equipe ou empresa, contrate a Miolo Birô, uma empresa especializada em Educação Corporativa, formada por profissionais competentes e experientes na elaboração de ações presenciais e a distância para o desenvolvimento de pessoas.
Lá no nosso site você tem um espaço para deixar sua mensagem e falar diretamente com a gente sobre as necessidades de treinamento e desenvolvimento da sua equipe. Acesse miolobiro.com.br/contato.